By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1º de Setembro! Início da Semana da Pátria!

 Hoje, 1º de setembro, tem início a Semana da Pátria. Neste dia, que é data nacional, pensemos no quanto o nosso povo anda desleixado sobre a educação cívica e o conhecimento mais básico sobre a nossa história. Quase já não se canta mais o Hino Nacional nas escolas e quase ninguém mais sabe cantar os hinos da Independência e da  Bandeira. Os grandes personagens da História,  como José Bonifácio, Duque de Caxias e os imperadores Pedro I e Pedro II,  já são figuras pouco conhecidas – isso quando  mal são referidas nos livros adotados na rede pública. Um absurdo que não se justifica, já que temos história,  personagens e um passado do qual nos orgulhar. Não se constrói progresso nem justiça social ou regime democrático sem que o povo esteja engajado no sentimento de respeito aos símbolos nacionais. O conhecimento dos hinos e dos grandes exemplos de serviços prestados ao país ao longo da História são fundamentais para a formação de um povo.  Uma sociedade verdadeiramente democrática, não pode ser vazia dos valores de nosso passado, dos símbolos da nacionalidade.  Devemos lutar pelos nossos sonhos de um Brasil democrático, grande, com segurança e desenvolvimento, sem divisões, sem ódios e sem subordinações. Sempre fomos grandes na América Latina, como economia e como força militar. Sempre fomos respeitados pela formação de nossa sociedade, multiracial, basicamente cristã, mas de livre culto. Como um filho, com todos os seus inúmeros defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Pátria-mãe que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.
 Conhecendo os Símbolos Nacionais
Bandeira Nacional:  Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial. Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a Lei No 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos  os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.
 
Armas Nacionais:  As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. O uso das armas é obrigatório nos edifícios-sede dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, além dos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites etc.).  As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Também há, no centro, o Cruzeiro do Sul. Há um ramo de café à esquerda e um de fumo à direita. A data que aparece nas armas, como todos devem saber, é a proclamação da República. 
Selo Nacional:  A finalidade do Selo Nacional é a autenticação dos documentos oficiais. Seu uso é obrigatório em qualquer ato do governo e em diplomas e certificados escolares. Ele reproduz a esfera que existe na Bandeira Nacional. 
“ HINO NACIONAL BRASILEIRO ou HINO NACIONAL DO BRASIL ”
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com o braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso.
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida no teu seio mais amores.
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil! ”

O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.
Fonte de pesquisa:   www.nossosaopaulo.com.br
Ainda no dia 1º/09 temos mais uma data para comemorar,

1º/09 – Dia do Profissional de Educação Física

 

No dia 1º de Setembro comemoramos a existência de uma das profissões mais importantes relacionadas à Saúde, a Educação Física. Responsável por promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida e prevenir doenças. Esses profissionais estudam diversas disciplinas como Anatomia Humana, Citologia, Fisiologia Humana e do Exercício, Biomecânica, Nutrição Esportiva, Sociologia, História, Antropologia, Filosofia, Controle e Aprendizagem Motora entre outras, para oferecer serviços de qualidade a sociedade, tratando o ser humano de forma biológica, não esquecendo da individualidade psicológica e dos aspectos sociais. Apesar da recente regulamentação da profissão, apenas 10 anos, muitos avanços foram alcançados e hoje existem profissionais de Educação Física trabalhando nos mais diversos ambientes como academias, clubes, parques, condomínios, empresas, hotéis, hospitais etc.
 
Na data de hoje, o Blog parabeniza todos os Profissionais de Educação Física do Brasil! Saúde! Sucesso!
Meus queridos(as), hoje vou ficando por aqui, enquanto o mundo gira, o Blog vai se atualizando....
E eu já vou ficando com saudades de vocês.... Gostaram das novidades? Agora o Blog tem um Mural para recados (rsrsrsrsrsr),
participem, deixem seus recados!! Tem também um Formulário de Contato, caso queiram manter um contato particular, ele será direcionado a mim por e-mail, é só enviar!! A cada vez que vocês movimentarem o mouse, ele soltará lindos rastros de estrelinhas (amei !! hehehehehe)!! Votem pessoal!! Dêem sua opinião sobre o Blog! Se estiverem gostando divulguem! Convidem seus amigos!!!
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”

Nenhum comentário: