By Elaine Averbuch Neves

Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.

– Clarice Lispector -

cat eyes purple ball pictures, backgrounds and images

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Queridos(as)!! Vamos brindar? O Sol voltou! Enquanto escrevo, ouço o canto dos pássaros....

Hoje, no último dia do mês, comemora-se o
Dia do(a) Nutricionista
Hoje, no último dia do mês de agosto, ou seja, 31/08, é comemorado o Dia do(a) Nutricionista. É comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN.  Hoje em dia, uma das profissões mais promissoras e procuradas é o Nutricionista. Com a conscientização de que precisamos de uma alimentação balanceada para termos qualidade de vida, valorizou muito este profissional. Num País de obesos e famintos, o nutricionista exerce papel estratégico. 
. Hoje, a atuação do nutricionista é tão abrangente que é necessário, além dos conhecimentos acadêmicos, ter habilidades extras, como a capacidade de enfrentar situações aflitivas e conflitantes; lidar de forma positiva com as adversidades; manter a perseverança; e ainda desenvolver uma grande resistência às frustrações.  A tarefa do nutricionista é a alimentação saudável, pois convencer a população que traz hábitos errados enraizados, não é uma tarefa fácil.Mas cabe aos profissionais, sempre buscar coragem pra enfrentar os obstáculos. 
Eles possuem uma luta grande pela frente, mas é isso que os motiva a trabalhar. A certeza que a alimentação saudável é um dos meios que podemos começar com a boa saúde, redescobrindo o que Hipócrates já dizia: “Faça do seu remédio o seu alimento e de seu alimento o seu remédio.” Muitos médicos e muitas pessoas acreditam que a profissão de nutricionista ainda é de segundo nível e que os verdadeiros profissionais da alimentação é o endocrinologista. Pois é, aqueles endocrinologistas que imprimem a dieta já pronta para seu paciente e passa remédios pra emagrecer ainda é referência de um profissional da alimentação. Não desmerecendo o trabalho importantíssimo desses profissionais, mas o certo é que cada um deve estar na sua área. Recentemente a profissão entrou nos livrinhos dos planos de saúde. Isso é um grande avanço, contudo, muito pouco diante da imensa necessidade da população em saber comer bem e comer bem não se trata de comer muito.
. O fato de estarmos alimentados não quer dizer que estamos nutridos. O lado bom da história é que estes maravilhosos profissionais estão ganhando espaço na mídia. Muitos programas jornalísticos fazem matérias sobre alimentação e bem-estar e não é só isso, verificamos que outras matérias relacionadas com saúde, sempre associam o bem-estar com uma alimentação saudável, portanto, por essas e outras que imagino que a Nutrição seja a profissão do futuro! Parabéns a estes profissionais que atuam em academias, hotéis, escolas, hospitais e sempre orientando os pacientes para aprenderem a comer saudavelmente.
“Ser nutricionista é: vitaminar planos, dar energia a sonhos, alimentar idéias.” (Carin Weirich)                                              Fica aqui a homenagem do Blog, a todos os(as) Nutricionistas do Brasil!! Parabéns!!
Alguns tipos de bebidas e a sua relação com a hidratação:
Refrigerantes Os refrigerantes são considerados alimentos de “calorias vazias”, pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.
Bebidas energéticas São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.
Bebidas isotônicas São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.
Água de coco Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.
Suco de frutas Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem bem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Devem ser alternados com a água e não substituí-la.
Água O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.
Fonte: Nutricionista Roberta Silva - Cyber Diet
E lembrem-se, as mudanças acontecem “De dentro pra fora!”

Nenhum comentário: